DeficienteOnline.com.br Currículo e Vagas para profissionais com deficiência.

Aprovado Projeto de Lei que inclui visão monocular como deficiência

TAGS:
Visão Monocular, Lei de Cotas, Deficiente Monocular, Inclusão Monocular
    • 12/07/2011
    • Fonte: Jus Brasil

    • Aprovado Projeto de Lei que inclui visão monocular como deficiência - No Brasil, a proteção à pessoa com deficiência é um preceito resguardado pela Constituição Federal, porém, há caminhos a serem percorridos para que esta proteção se faça plena. Nesta quarta-feira, 15/6, São Paulo deu mais um passo em direção à promoção da igualdade com a aprovação do Projeto de Lei 591/2008, de Marcos Martins (PT), em Plenário.

      O PL, aprovado por unanimidade, versa sobre a classificação da visão monocular, também definida como pessoas que só podem enxergar com um dos olhos, como deficiência visual no Estado, a fim de que seus portadores tenham acesso aos benefícios legais destinados aos demais deficientes.

      É comprovado que a visão monocular dificulta a definição de profundidade e distância, podendo ser impeditiva em várias esferas, principalmente na área profissional. Nesta, a disputa por uma vaga no mercado de trabalho se torna cada dia mais acirrada e as exigências para o ingresso nele também.

      (Veja: Visão Monocular é considerada como deficiência em concursos públicos?)

      O Poder Judiciário já apresentou decisões em favor da inclusão da visão monocular nos quadros de deficiência, objetivando a condução de seus portadores ao acesso a direitos já garantidos em lei, como reserva de vagas em concursos públicos, isenção em transporte coletivo, inserção na iniciativa privada e aquisição de próteses oculares, por exemplo.

      Segundo a Associação Brasileira dos Deficientes com Visão Monocular, em média, de 1% a 2% da população possui visão monocular, percentual que integra um contingente de 400 mil pessoas.

      Autor: Da assessoria do deputado Marcos Martins.
    • Compartilhe com seus amigos (o que é isso?)

voltar

publicidade
deficienteonline.com.br
Curta o DeficienteOnline.com.br no facebook.+DeficienteOnline.com.brSiga o DeficienteOnline.com.br no LinkedIn.Siga o DeficienteOnline.com.br no twitter.Siga o DeficienteOnline.com.br no orkut.