Colunas e Artigos

DeficienteOnline.com.br Currículo e Vagas para pessoas com deficiência.

TAGS:
Campanha para a Síndrome de Dowm, boneca com sindrome de Down


 Rachel Silveira  

    Rachel Silveira
    Graduação UNIDERP,  curso  Fisioterapia
    Contato: contato@deficienteonline.com.br
    Colunista Deficiente Online.

 

Campanha para a Síndrome de Dowm: Espanhóis lançam bonecas com Síndrome de Down.

Aparentemente é uma boneca normal, mas, quem prestar mais atenção notará os traços típicos. Trata-se do primeiro brinquedo com essas características lançado no mercado espanhol. Disponível  nas versões de menino e menina, a boneca conta com os olhos, orelhas, nariz e a boca que reproduzem os sintomas mais visíveis da Síndrome, além de contarem com uma pulseira de recém-nascido, com o logotipo da Associação Espanhola de Síndrome de Down, parceira do projeto.
No qual o objetivo é promover a integração. Que as crianças aprendam a conviver, aceitar e compreender as diferenças.

Parte do valor das vendas da boneca, vão para a Associação Espanhola de Síndrome de Down, entidade que defende a iniciativa, lembrando que os brinquedos representam heróis que nem sempre correspondem à realidade e que é extremamente válido trabalhar o conceito de inclusão, já na infância.

No entanto, de forma lenta mas contínua, sinais de mudança desse paradigma vêm ganhando força através de movimentos e iniciativas nacionais e internacionais pró inclusão social, congregando diferentes setores da sociedade, grupos e instituições, visando ultrapassar as tentativas isoladas e promover a transformação sócio-político-educacional tão almejada e que produza, como construção coletiva, uma sociedade realmente inclusiva – verdadeiramente democrática. Certamente que tais mudanças não serão imediatas e representarão o resultado de um processo crescente de conscientização dos próprios excluídos.  Projetos e iniciativas de inclusão sócio-educacional emergem de instituições públicas, privadas, organizações não-governamentais e representam ações concretas, sinais da construção de uma nova cultura, da vivência de um novo tempo e de uma nova sociedade: inclusiva.

Sobretudo, a responsabilidade com que a questão da inclusão social é tratada nos
museus de muitos desses países é algo fantástico, que salta aos olhos de qualquer observador “que tenha olhos para ver”! Estamos vivendo um momento de transição paradigmática...

Autora: Rachel Silveira Silveira

voltar



publicidade
deficienteonline.com.br
Curta o DeficienteOnline.com.br no facebook.+DeficienteOnline.com.brSiga o DeficienteOnline.com.br no LinkedIn.Siga o DeficienteOnline.com.br no twitter.