Colunas e Artigos

DeficienteOnline.com.br Currículo e Vagas para pessoas com deficiência.

TAGS:
Células tronco, tratamento com células-tronco



 Rachel Silveira  

    Rachel Silveira
    Graduação UNIDERP,  curso  Fisioterapia
    Contato: contato@deficienteonline.com.br
    Colunista Deficiente Online.

 

Células-Tronco.

DEFENSORA DA CAUSA:  Células-Tronco,    Claudius e público geral, antes de mais nada, gostaria de refletir a todas as pessoas que estão na mídia eletrônica, a todos as pessoas, a todos que escrevem no site, que vocês sabem que adquiri a surdez. Pois bem, tenho a vontade de voltar a ouvir, de ouvir sons de música, apreciar a música, ritmo, o ouvir do cantar de um pássaro, escutar vozes das pessoas e aguçar nas vozes de cada um e emocioná-los. Ouvir tocar um piano, um Mozart. Por fim, ouvir no telefone. Afinal, meus queridos amigos: Quem não gostaria de OUVIR um TE AMO no telefone de algum ente querido?! é....
 
                                             Para quem faz uso de células-tronco embrionárias em pesquisas "não estão cometendo um pecado mortal". Sabemos do meu caso, que perdi a audição em função do excesso de dosagem (medicação feita pelo médico), aos 03 meses de vida, mais ou menos no ano de 1984.
 
                                              Acredito no grau da evolução da medicina em termos de conhecimento e autocrítica para o que se está tentando implementar ou, de uma maneira retroativa, impedir que avance o processo. De fato, eu Rachel, como pessoa e profissional, tenho a certeza que a intenção dos cientistas tem o interesse de ajudar as pessoas que enfrentam uma série de problemas, além que sofrem vários tipos de preconceitos e discriminação por conta da lesão. Portanto, que me senti na obrigação de passar adiante estes assuntos para que o público possam observar o lado bom das coisas que podem beneficiar.
 
                                               Eu e muitas pessoas acreditamos e ficamos na esperança da cura de doenças como a leucemia e outros tipos de anemia. Há um tempo atrás li uma reportagem sobre o assunto polêmico, que são largamente utilizados nas doenças onco-hematológicas. Que há resultados positivos também foram registrados no tratamento da Infarto Agudo do Miocárdio, na Insuficiência Cardíaca Avançada, na doença de Chagas, num estudo coletivo que foi promovido pelo Ministério da Saúde com a participação importante do Instituto de Terapia Celular do Brasil e da Cord Cell.
 
                                               Tomei conhecimento que houve outros estudos, apresentados pelo cientista Júlio Voltarelli, da USP de Ribeirão Preto, que demonstraram o potencial da terapia celular em diversas enfermidades como: cirrose, acidente vascular encefálico, nas doenças auto-imunes como o diabetes do tipo I, na esclerose múltipla.
 
                                                A célula-tronco tem potencial para se transformar em células de qualquer parte do corpo em uma escala bem maior que as extraídas da medula ou do cordão umbilical e isso pode ser muito útil para tratar de várias comorbidades degenerativas como : Mal de Parkinson.
 
                                                 Então, até agora, o uso desse tipo de células vem sendo um sucesso em casos de leucemias agudas ou crônicas, embora outras aplicações estejam em estudo.
 
                                                 Para finalizar, os avanços nas pesquisas com células-tronco embrionárias, tema especial que vem despertando polêmica em vários países, inclusive no Brasil, onde tem número maior de cientistas estudiosos.
 
                                                 Concordo também com o defensor da causa, o músico Herbert Vianna, integrante do grupo Paralamas do Sucesso, que participou de uma audiência pública no Supremo Tribunal Federal sobre o problema, no qual gostei da frase que ele utilizou no debate em novembro de 2007. "A posição religiosa, contrária às pesquisas, vai contra os ensinamentos bíblicos. Tudo isso é um vento que vem para restaurar a vida, a dignidade e a condição de circulação para muita gente. Somos muitos milhões pelo país."
 
Rachel Silveira- Colunista do DEFICIENTEONLINE.com.br


voltar



publicidade
deficienteonline.com.br
Curta o DeficienteOnline.com.br no facebook.+DeficienteOnline.com.brSiga o DeficienteOnline.com.br no LinkedIn.Siga o DeficienteOnline.com.br no twitter.