Fórum discute mercado de trabalho para deficientes

Deficiente Online :DeficienteOnline.com.br Currículo e Vagas para profissionais com deficiência.

TAGS:
Fórum discute mercado de trabalho para deficientes, inclusão, curriculos, empregos, vagas, lei, contratação, deficientes, pessoas com deficiência, mercado de trabalho, multa de empresa que não cumpre lei de cotas, lei de cotas 8213

Mato Grosso - O Sistema Nacional de Emprego (SINE) e a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social realizam amanhã (27/06), a partir das 7h30, no Centro Integrado de Ensino (CIE), o 1º Fórum de Discussão de Políticas Públicas de Inclusão Social para Pessoas com Deficiência. Na ocasião, estarão em debate temas como inclusão no mercado de trabalho, preconceito e discriminação, vulnerabilidade social e emocional, relacionamento social e políticas públicas de inclusão.

A gerente do Departamento de Políticas de Trabalho, Ilka Mezomo de Souza, informa que uma das principais finalidades do Fórum é promover o ingresso dos deficientes no mercado de trabalho. Ilka lembra que, hoje, a contratação de deficientes físicos é uma exigência determinada por lei para todas as empresas com mais de 100 empregados (veja box). No entanto, observa que as empresas alegam dificuldades em recrutar deficientes no município, assim como os beneficiados reclamam das exigências das empregadoras.

Um problemas verificados atualmente, segundo Ilka Mezomo, é que muitos deficientes recebem benefícios do Governo e resistem em ingressar no mercado de trabalho, já que deixariam de receber os referidos benefícios. “O Fórum é para conscientizar que os deficientes podem trabalhar e crescer na vida”, afirmou, lembrando que o ingresso no mercado de trabalho gera uma série de benefícios. “A pessoa aumenta a auto-estima, ganha novas amizades, tem um novo sentido para a vida. Não é porque é deficiente que ela não pode ser alguém na vida”, acrescentou.

O Fórum terá a presença da assistente social mestre Ivete De Masi, que vem de São Paulo (SP). Terá depoimentos de deficientes que estão colhendo sucesso no mercado de trabalho, casos da participação dessas pessoas em empresas da cidade, debates sobre situações atuais, palestras diversas e apresentações artísticas. Durante o evento será lançado o selo de responsabilidade inclusiva, que será concedido a todas empresas que contratarem deficientes pelo SINE. O Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério Público do Trabalho também terão participação no evento, abordando aspectos legais. O encerramento será com um depoimento da Miss Ceará Vanessa Vidal, sobre superação de obstáculos.

São parceiros da iniciativa a Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais (ARDV), APAE, Louis Braille, ACIR, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho, Associação dos Deficientes Físicos de Rondonópolis (ADEFIR), Conselho Municipal do Trabalho e Cidade de Pedra.

Ilka convida empresários, deficientes físicos e estudantes, especificamente os de Direito, Assistência Social e Administração, para participar dessa iniciativa.

Percentual que deve ser destinado a deficientes no quadro da empresa:
100 - 200 funcionários: 2%
200 - 500 funcionários: 3%
500 - 1.000 funcionários: 4%
Acima de 1.000 funcionários: 5%

 

 

imprimir voltar



publicidade
publicidade
deficienteonline.com.br
Curta o DeficienteOnline.com.br no facebook.+DeficienteOnline.com.brSiga o DeficienteOnline.com.br no LinkedIn.Siga o DeficienteOnline.com.br no twitter.Siga o DeficienteOnline.com.br no orkut.