Itu terá 2ª Conferência Municipal do Deficiente

Deficiente Online :DeficienteOnline.com.br Currículo e Vagas para profissionais com deficiência.

TAGS:
Itu terá 2ª Conferência Municipal do Deficiente , inclusão, curriculos, empregos, vagas, lei, contratação, deficientes, pessoas com deficiência, mercado de trabalho, multa de empresa que não cumpre lei de cotas, lei de cotas 8213

A 2ª Conferência da Pessoa Portadora de Deficiência acontecerá em Itu na próxima quarta-feira, dia 25 de junho, das 8h às 14h, no auditório do Centro Administrativo Municipal. O encontro é aberto a toda a população e entidades representativas da comunidade ituana.
 
O tema da Conferência será “Inclusão, participação e desenvolvimento: um novo jeito de avançar”. Os principais objetivos do encontro são a discussão, conhecimento e sensibilização quanto ao cotidiano e a atual situação das pessoas portadoras de deficiência.
 
A primeira conferência foi realizada em 2006, sendo que nesta segunda edição serão escolhidos oito delegados que participarão do encontro regional (região de Sorocaba) e, posteriormente, poderão participar da Conferência Estadual da Pessoa Portadora de Deficiência, agendada para 30 de julho.
 
O evento é promovido pelo Compedi (Conselho Municipal de Atenção à Pessoa Portadora de Deficiência de Itu), com o apoio da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itu.
 
Cadastramento
O Compedi e a Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social estão cadastrando os deficientes físicos do município em todas as formas de deficiência. Para a realização deste cadastramento, o Compedi conta com uma sala em sua sede, no Centro de Terapia Integrativa e Complementar, localizado à rua Santa Rita, 1575, atrás do Ibao (Instituto Borges de Artes e Ofícios), onde o cadastramento pode ser feito somente às quartas feiras, das 8h às 12h.
 
Segundo a presidente do Compedi, Cristina Maria Scalet, as pessoas portadoras de deficiência ou responsáveis/representantes (caso essas não possam se locomover até o local) devem procurar este plantão, levando os seguintes documentos: carteira de identidade, laudo de perícia médica da deficiência e, caso seja o responsável, uma prova de vínculo com o deficiente.
 
Ainda segundo a presidente do Compedi, o objetivo no cadastramento das pessoas portadoras de deficiência é melhorar a qualidade de vida dos mesmos, fazendo cumprir seus direitos, como a acessibilidade, vagas preferenciais em locais públicos e estabelecimentos comerciais, dentre outros.
 
Um exemplo deste trabalho já está implantado no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), da Secretaria Municipal de Apoio ao Emprego e Incentivo ao Desenvolvimento Empresarial, no ato do cadastramento. A partir do cadastro, essas pessoas podem disputar vagas específicas para portadores de deficiência no mercado de trabalho, conforme estabelece a Lei Trabalhista.
 
Outro trabalho neste sentido foi a parceria com a Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão, através do Departamento de Trânsito e Transportes, para que os deficientes ou as pessoas que os transportam tenham em seus veículos um selo de identificação no pára-brisa da frente, para estacionar em vagas reservadas para este fim.
 
Mais informações sobre o cadastramento pelos telefones (11) 4013-0202 (Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social) ou, às quartas-feiras, das 8h às 12h, no Centro de Terapia Integrativa e Complementar, pelo telefone (11) 4013 0829.

imprimir voltar



publicidade
publicidade
deficienteonline.com.br
Curta o DeficienteOnline.com.br no facebook.+DeficienteOnline.com.brSiga o DeficienteOnline.com.br no LinkedIn.Siga o DeficienteOnline.com.br no twitter.