UEPA oferece primeiro curso de graduação em Libras a distância

Deficiente Online :DeficienteOnline.com.br Currículo e Vagas para profissionais com deficiência.

TAGS:
UEPA oferece primeiro curso de graduação em Libras a distância , inclusão, curriculos, empregos, vagas, lei, contratação, deficientes, pessoas com deficiência, mercado de trabalho, multa de empresa que não cumpre lei de cotas, lei de cotas 8213

A Universidade do Estado do Pará (UEPA) deu início no último sábado (28), as aulas dos primeiros cursos de Licenciatura e Bacharelado em Letras – Língua Brasileira de Sinais (Libras), modalidade a distância – da região Norte do país. Com os cursos é possível obter formação específica ainda na graduação para o atendimento de pessoas surdas, além disso, os cursos têm por mérito de oferecer formação superior com uma abordagem mais próxima da realidade das pessoas com deficiência auditiva, que também são o público dos cursos, como na turma de Licenciatura, cuja maioria dos alunos são portadores de deficiência auditiva.

 

Dois intérpretes em línguas de sinais, um tutor surdo com formação em Letras e com fluência em Libras, uma tutora ouvinte com graduação em Letras e também com fluência em Libras, integram a equipe de apoio técnico e a coordenação dos cursos. Cada modalidade possui uma turma com trinta alunos que funciona nos turnos da manhã e da tarde, durante os finais de semana. São 60 alunos distribuídos em duas turmas que funcionam no Centro de Ciências Sociais e da Educação (CCSE) da Universidade.

 

Parceria - Os cursos são frutos de uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – pioneira no oferecimento dessas graduações – com o Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo facilitar o acesso de pessoas com deficiência auditiva ao Ensino Superior.

 

Para a coordenadora do curso, professora Maria Joaquina da Silva, a iniciativa é um grande passo para a democratização da educação. "O curso tem como prioridade formar professores e tradutores - intérpretes em libras. A UEPA é a primeira instituição estadual a ofertar o curso no Estado, pois já desenvolvia atividades voltadas para a formação de profissionais da área", comemora.

 

O processo seletivo do curso foi realizado no dia 1° de junho, no CCSE. Em Belém foi uma das maiores concorrências de todo o país: 127 inscritos para 30 vagas do Bacharelado e 87 para as 30 vagas de Licenciatura.

 

Texto: Fabrício de Paula - UEPA

imprimir voltar



publicidade
publicidade
deficienteonline.com.br
Curta o DeficienteOnline.com.br no facebook.+DeficienteOnline.com.brSiga o DeficienteOnline.com.br no LinkedIn.Siga o DeficienteOnline.com.br no twitter.Siga o DeficienteOnline.com.br no orkut.