Câmara aprova projeto sobre aposentadoria de deficiente

14/05/2010
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei complementar que concede critérios especiais para a aposentadoria dos segurados com deficiência filiada ao Regime Geral da Previdência Social.
A proposta reduz o tempo de contribuição em até dez anos de acordo com o grau de deficiência leve, moderada ou grave, e em cinco anos para todos os segurados com deficiência que se aposentarem por idade.

A proposta considera segurado com deficiência a pessoa que apresentar restrição física, mental, auditiva, intelectual ou sensorial, visual ou múltipla, de natureza permanente, que restrinja sua capacidade funcional para exercer diariamente o trabalho. O grau de deficiência será definido por um regulamento e atestado por perícia do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a cada 15 anos. Em caso de agravamento da doença, o segurado poderá solicitar a realização de perícia em menor tempo.

O projeto foi aprovado com 324 votos a favor e uma única abstenção, do deputado Virgílio Guimarães (PT-MG). O projeto, de autoria do ex-deputado Leonardo Mattos, segue para votação no Senado.
TAGS:
Câmara aprova projeto sobre aposentadoria de deficiente, inclusão, curriculos, empregos, vagas, lei, contratação, deficientes, pessoas com deficiência, mercado de trabalho, multa de empresa que não cumpre lei de cotas, lei de cotas 8213

Compartilhe