Trabalho

DeficienteOnline.com.br Currículo e Vagas para pessoas com deficiência.

TAGS:
deficiência física, esclarecendo mitos, duvidas, esclarecimentos, busca de profissionais com deficiência, consultoria.

esclarecendo mitos sobre deficiência física.

O que as pessoas imaginam sobre as pessoas com deficiência física? A realidade:
(...) não podem exercer atividades físicas
  • Não se deve pré-determinar limites. Deficiência Física, a pessoa com deficiência física poderá ser convidada para participar de inúmeras atividades da empresa que exijam movimentos. Deixe que ela expresse suas possibilidades. Danças, jogos, dinâmicas e atividades que envolvam movimentos podem ser desenvolvidas sem ou com adaptações, dependendo da forma com que a pessoa possa se expressar e sentir-se bem. Muitas vezes, o resultado diferirá dos padrões considerados “normais”. No entanto, há que se lembrar que o importante é proporcionar a participação de todos no convívio social da empresa, respeitando-se as possibilidades e os limites de cada um.
(...) que as pessoas que utilizam cadeira de rodas, não podem ter uma vida sexual ativa
  • Nas pessoas com lesão medular, os mecanismos de ereção, de ejaculação e de orgasmo estarão alterados, dependendo do nível e do tipo da lesão. A alteração física do orgasmo pode ser compensada pelas sensações prazerosas em regiões do corpo não anestesiadas (orelha, mamilos, pescoço, etc.), pela visualização do ato sexual e pelo envolvimento emocional e afetivo com o parceiro.
(...) precisam de ajuda para ir ao banheiro
  • Quando a empresa conta com um banheiro adaptado, não há necessidade de auxílio. O auxílio será necessário para uma pessoa que apresente tetraplegia, para o esvaziamento de sua bolsa coletora.
(...) necessitam de banheiros adaptados de alto custo
  • O banheiro adaptado já é uma determinação prevista em lei, para as novas construções. Ao contrário do que muitos pensam não é excessivamente oneroso adaptar-se um banheiro. Além disso, nem todas as pessoas com deficiência física necessitam de um banheiro adaptado. Geralmente, dele necessitam as que utilizam cadeiras de rodas (Ver NBR 9050 da ABNT).
(...) que as pessoas que utilizam cadeiras de rodas, não podem ter filhos
  • A maioria dos homens que apresentam uma lesão medular tem a sua capacidade reprodutora comprometida. Entretanto, já se desenvolveram métodos de vibroejaculação e de eletroejaculação, que estão sendo testados, com sucesso, para a obtenção de esperma e posterior inseminação artificial. No caso de mulheres com lesão medular, a capacidade de reprodução não está comprometida.
(...) as pessoas com deficiência física são boas para atividades de telemarketing e monitoramento de sala de segurança
  • Cada pessoa tem competências e habilidades diferentes, a serem melhores aproveitadas nas funções que delas requerem o que têm. Assim, o fato de uma pessoa viver sentada numa cadeira de rodas não significa, necessariamente, que terão sucesso nessas atividades específicas. Não existem profissões para pessoas que têm determinadas deficiências. Existem profissionais com deficiência, que têm habilidades para diversas funções ocupacionais. É claro que não se pode pensar em um motorista cego, ou em telefonistas surdos...Por isso é que, como com qualquer outra pessoa, há que se avaliar suas competências e habilidades e verificar qual (is) função (ões) ocupacional (is) para se fazer uma colocação de sucesso.
(...) as pessoas com deficiência correrão riscos, em caso de incêndio na empresa
  • Em caso de incêndio, qualquer pessoa corre riscos. A segurança dos funcionários, com deficiência ou não, será garantida por bons treinamentos realizados periodicamente por brigadas de incêndio, que deverão estudar as condições de cada um (pessoas e de localização), e ensinar os passos a serem adotados nessa circunstância.
(...) que pessoas com deficiência física nos membros superiores não poderão exercer atividades de movimentos repetitivos, porque isso poderá agravar sua condição
  • Geralmente, pessoas com deficiência nos membros superiores, ou que apresentam algum tipo de mutilação, são eliminadas em exames médicos sob o argumento da possibilidade de adquirir lesões por esforço repetitivo (LER), ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), mesmo que possuam a qualificação necessária para desempenhar determinadas funções ocupacionais. Isto é discutível. A possibilidade de ocorrer LER/DORT para uma pessoa com deficiência física de membro superior é a mesma que para uma pessoa sem deficiência, já que as doenças ocupacionais estão intimamente ligadas não só a uma condição física individual, mas às condições de vida e de trabalho (produtividade e ergonomia).

voltar



publicidade
deficienteonline.com.br
Curta o DeficienteOnline.com.br no facebook.+DeficienteOnline.com.brSiga o DeficienteOnline.com.br no LinkedIn.Siga o DeficienteOnline.com.br no twitter.