Trabalho

DeficienteOnline.com.br Currículo e Vagas para pessoas com deficiência.

TAGS:
esclarecendo mitos, deficiência visual, duvidas, esclarecimentos, busca de profissionais com deficiência, consultoria.

esclarecendo mitos sobre deficiência visual.

O que as pessoas imaginam sobre as pessoas com deficiência visual? A realidade:
(...) tem uma percepção mais aguçada para identificar o outro pela voz
  • A pessoa não terá uma maior sensibilidade, ou um ouvido absoluto, só porque é cega. Ela apenas estará com sua atenção mais voltada aos estímulos sonoros.
(...) têm a percepção tátil mais desenvolvida
  • A percepção tátil do cego também não é necessariamente extraordinária, mas realmente se desenvolve mais, por ser mais utilizada, no decorrer da vida da pessoa.
(...) são muito dependentes e causam problemas, tornando- se um peso para os demais
  • A pessoa cega realmente pode ser beneficiada pela recepção de suporte para atravessar a rua, para se familiarizar com o espaço físico no qual se locomove, dentre outros. Entretanto, isto não constitui necessariamente um problema. Assim, é recomendável que não sejam excluídos de participar plenamente de qualquer atividade, nem se procure minimizar tal participação. A decisão de participar, ou não, deve ser da pessoa. Aos demais, cabe proporcionar às pessoas cegas a oportunidade de ter sucesso ou de falhar, da mesma forma que acontece com qualquer outra pessoa.
(...) precisam de teclado em Braille para desenvolver suas atividades no computador
  • Se lembrarmos que o antigo datilógrafo não podia olhar as teclas da máquina de escrever, e que o atual digitador também é treinado para digitar sem olhar o teclado (economia de tempo), concluímos que não se faz necessário o uso da pista visual, porque o digitador memoriza a posição dos signos no teclado, o que atende perfeitamente às características do trabalhador cego.
(...) necessitam de adaptações, no computador, que são muito onerosas
  • Existem softwares e sintetizadores de voz que têm possibilitado o acesso de muitos cegos ao uso do computador. Tudo o que o cego digita na tela, ou tudo o que se encontra no computador será transformado em voz, para que o cego saiba o que está na tela. O custo deste investimento não é alto, e já existem ótimos produtos nacionais. O Importante é dispor de um bom kit multimídia, e disposição para efetivar a oportunidade.
(...) precisam de ajuda para locomover-se em toda a empresa
  • Inicialmente, faz-se necessário que a pessoa cega seja acompanhada numa volta, na empresa, para se familiarizar com o espaço físico.
  • É também importante que conte com o auxílio para locomoção, quando necessitar circular por espaços nos quais ocorram mudanças físicas periódicas.
(...) precisam de auxílio para comer, para beber e para ir ao banheiro
  • A maioria das pessoas cegas freqüentou cursos de mobilidade/locomoção, onde adquiriu independência plena para realizar tais atividades. O importante é favorecer a ambientação da pessoa cega ao local de trabalho, explicando-lhe os caminhos que deverá percorrer na empresa.

voltar



publicidade
deficienteonline.com.br
Curta o DeficienteOnline.com.br no facebook.+DeficienteOnline.com.brSiga o DeficienteOnline.com.br no LinkedIn.Siga o DeficienteOnline.com.br no twitter.