Seleção

23/11/2007

Qual o tipo e como aplicar testes psicológicos para seleção de pessoas com deficiência?

 

• Ressaltamos que, o bom senso é a principal ferramenta para agir adequadamente na escolha e aplicação de testes psicológicos para a seleção de pessoas com deficiência. Por exemplo, para uma pessoa que tenha uma paralisia cerebral e apresenta dificuldade no controle dos movimentos, a utilização de testes de personalidade que avaliam o traço gráfico do candidato não será o mais indicado.

 

• Com um candidato surdo, é importante a forma como se apresentam as instruções para a realização do teste. Há que se assegurar que o candidato compreendeu a instrução. Mesmo que ele leia as instruções, procure certificar-se de que ele não tem dúvidas a respeito do que se espera que ele faça, ou a respeito do conteúdo do instrumento.

 

• Para avaliar as pessoas com deficiência visual, a entrevista tem sido o instrumento mais utilizado. Outro teste que poderá ser utilizado é o PMK que possui uma adaptação para deficientes visuais.

 

• Para avaliar a pessoa com deficiência mental, uma boa dica é contatar organizações que ela já tenha freqüentado (escolas, entidades, etc.), que poderão favorecer o levantamento de informações longitudinais, permitindo melhor conhecimento acerca da pessoa, de suas capacidades, habilidades e limitações.

TAGS:
Seleção , inclusão, curriculos, empregos, vagas, lei, contratação, deficientes, pessoas com deficiência, mercado de trabalho, multa de empresa que não cumpre lei de cotas, lei de cotas 8213

Entre em contato conosco

São Paulo

(11) 3042-8535

Rio de Janeiro

(21) 4042-8095

Paraná

(41) 3014-0632