Trabalho. Dúvidas e esclarecimentos sobre como atender e prepar o ambiente de trabalho para pessoas cegas

Como atender pessoas cegas ou com deficiência visual.

  • Nem sempre as pessoas cegas ou com deficiência visual precisam de ajuda, mas se encontrar alguma que pareça estar em dificuldades, identifique-se, faça-a perceber que você está falando com ela e ofereça seu auxílio. Nunca ajude, sem perguntar antes como deve fazê-lo.
  • Para ajudar uma pessoa cega a sentar-se, você deve guiá-la até a cadeira e colocar a mão dela sobre o encosto da cadeira, informando se esta tem braço ou não. Deixe que a pessoa sente-se sozinha.
  • Algumas pessoas, sem perceber, falam em tom de voz mais alto quando conversam com pessoas cegas. A menos que a pessoa tenha também uma deficiência auditiva que justifique isso, não faz nenhum sentido gritar. Fale em tom de voz normal.
  • Por mais tentador que seja acariciar um cão-guia, lembre-se de que esses cães têm a responsabilidade de guiar um dono que não enxerga. O cão nunca deve ser distraído do seu dever de guia.
  • As pessoas cegas ou com visão subnormal são como você, só que não enxergam. Trate-as com o mesmo respeito e consideração que você trata todas as pessoas.
  • Proporcione às pessoas cegas as mesmas oportunidades que você tem, de ter sucesso ou de falhar.
  • Fique à vontade para usar palavras como "veja" e "olhe". As pessoas cegas usam-nas com naturalidade.
  • Quando for embora, avise sempre. A pessoa cega depende fundamentalmente das informações verbais.
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trabalhador deficiente, ambiente de trabalho para deficiente visual, consultoria.

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