vagas para deficientes em Bancos

06/07/2010
Vagas para deficientes em Bancos - Setor bancário tem menos de 3% de funcionários com deficiência. Para se adequar à lei, Febraban criou programa de capacitação
O setor bancário no Brasil tem dificuldades para cumprir a lei de cotas, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A lei prevê até 5% de pessoas com deficiência no quadro de funcionários de grandes empresas. 

A estimativa é de que, para se adequar à legislação, os bancos precisem criar mais 4,5 mil vagas para pessoas com deficiência.

vagas para deficientes em Bancos - O Setor bancário tem menos de 3% de funcionários com deficiência. Para se adequar à lei, Febraban criou programa de capacitação. A lei 8.213/1991 determina que empresas com mais de cem empregados tenham pelo menos 2% de funcionários com deficiência. O percentual, de acordo com o número de funcionários, pode chegar a 5% do quadro de funcionários para empresas com mais de mil empregados.

De acordo com Mário Sérgio Vasconcelos, diretor de Relações Institucionais da Febraban, os bancos têm menos de 3% de pessoas com deficiência entre os funcionários e sofrem com a falta de qualificação.

"Essa parte da população brasileira, por dificuldades históricas, falta de preparo das escolas, do ponto de vista da acessibilidade e da não preparação dos professores, não tem qualificação."

Para suprir essa carência, segundo a entidade, foi criado um programa de capacitação, no qual os selecionados passam por um curso de até um ano para se qualificar. A partir do ingresso no curso, são funcionários registrados e recebem salário de bancário proporcional ao horário que ficam no curso.

Atualmente, uma turma com quase 500 pessoas com deficiência passa pelo curso, que é realizado em parceria com uma universidade particular e a Prefeitura de São Paulo. O Banco HSBC anuncia vagas e busca curriculos pelo portal Deficiente Online , Pessoas com deficiência pode cadastrar e atualizar o curriculo pelo site deficienteonline.com.br e candidatar-se gratuitamente nas vagas oferecidas no portal.
TAGS:
vagas para deficientes em Bancos, inclusão, curriculos, empregos, vagas, lei, contratação, deficientes, pessoas com deficiência, mercado de trabalho, multa de empresa que não cumpre lei de cotas, lei de cotas 8213

Compartilhe

Responsive image

SP (11) 3042-8535

RJ (21) 4042-8095

PR (41) 3014-0632