Educação aprova legendas em filmes exibidos em cinema

Deficiente Online :DeficienteOnline.com.br Currículo e Vagas para profissionais com deficiência.

TAGS:
Educação aprova legendas em filmes exibidos em cinema, inclusão, curriculos, empregos, vagas, lei, contratação, deficientes, pessoas com deficiência, mercado de trabalho, multa de empresa que não cumpre lei de cotas, lei de cotas 8213

\"\"A comissão de educação e cultura aprovou hoje a obrigatoriedade de legendar todos os filmes exibidos em cinemas, mesmo os de língua portuguesa. O objetivo é permitir que os deficientes auditivos também possam usufruir integralmente das obras.

 

A comissão aprovou o substitutivo da deputada alice portugal (pcdob-ba) para o projeto de lei 256/07, do deputado eduardo barbosa (psdb-mg), e também os apensados pl 327/07, do deputado cleber verde (prb-ma), e o pl 1078/07, do deputado maurício rands (pt-pe).

 

O deputado carlos abicalil (pt-mt), que fez a leitura do relatório, explicou que os países mais desenvolvidos já utilizam equipamentos de legenda nos teatros. "já há iniciativas tecnológicas que asseguram, sem qualquer prejuízo do espetáculo, a formatação de legenda mesmo em peças teatrais."

 

Direito Negado


Alice Portugal citou no relatório dados do instituto brasileiro de geografia e estatística (ibge), segundo o qual há cerca de 5,7 milhões de brasileiros com algum grau de deficiência na audição. "essas pessoas encontram tantos obstáculos em usufruir de determinadas manifestações artísticas - como obras cinematográficas e espetáculos teatrais, por exemplo - que o exercício pleno dos direitos culturais e o acesso às fontes da cultura nacional, previstos na constituição, acabam por lhes ser negado", disse a relatora.

 

Segundo alice portugal, a proposta de barbosa corrige essa injustiça e os apensados ampliam seu alcance. Entre essas contribuições ela citou a garantia de que o equipamento ou recurso utilizado para promover a acessibilidade permita à pessoa com deficiência auditiva a fruição do espetáculo em condição de conforto equivalente à oferecida aos demais espectadores. Elas também prevêem multas para o caso de descumprimento das disposições previstas.

 

A multa para a empresa que desrespeitar a lei será de r$ 3 mil, mais 1/3 em caso de reincidência. O cinema que tiver mais de uma sala para o mesmo filme poderá manter a legenda em apenas uma delas. A relatora explicou que reuniu em seu substitutivo as contribuições dos três projetos, além de aperfeiçoar a forma legislativa.

 

Tramitação 


A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada ainda pelas comissões de seguridade social e família; e de constituição e justiça e de cidadania.

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias

imprimir voltar



publicidade
publicidade
deficienteonline.com.br
Curta o DeficienteOnline.com.br no facebook.+DeficienteOnline.com.brSiga o DeficienteOnline.com.br no LinkedIn.Siga o DeficienteOnline.com.br no twitter.