Recorde de pessoas com deficiência contratadas em São José dos Pinhais

17/07/2010

São José dos Pinhais (PR) bateu recorde histórico em contratações de pessoas com deficiência. Somente no mês de junho de 2010, a Agência do Trabalhador conseguiu colocação para 42 pessoas, posicionando o município em 3º lugar no Estado, atrás apenas de Curitiba e Maringá. “Só no primeiro semestre de 2010, 105 pessoas preencheram essas vagas. Em 2009, no mesmo período, foram 69 empregados”, diz Vilson Marques da Silva, responsável pelo Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência na cidade.
 
De acordo com dados levantados em 2009, São José dos Pinhais tem 39.101 habitantes com deficiência. Aproximadamente dois mil estão no mercado de trabalho. “A Agência realiza contratações diariamente e também auxilia as pessoas com deficiência realizando cursos de qualificação profissional”, ressalta Erivaldo Júnior, Diretor da Secretaria de Trabalho e Emprego.
 
As áreas de produção da indústria automotiva local, além do telemarketing são os que mais empregam. Já quem mais consegue recolocação nessas vagas são os que possuem deficiência física ou auditiva. “São José é referência para as empresas que buscam esses profissionais, pois realizamos um trabalho minucioso de filtro para saber exatamente em qual setor a pessoa irá trabalhar, qual profissional tem o perfil dentre outras características”, explica Vilson.
 
“Desde o início do Programa, em 1997, muitos conseguiram emprego por aqui. E esse número pode ser maior, caso as pessoas procurem a Agência e efetivem seu cadastro. A qualificação profissional também é importante, pois muitas vagas não são preenchidas por exigirem nível superior, curso de informática e inglês”, conclui o responsável. 
 
Dentro da definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), as deficiências podem ser física, auditiva, visual, intelectual e múltipla. A condição da pessoa com deficiência deverá ser comprovada por meio de laudo técnico médico ou certificado de reabilitação profissional emitido pelo INSS.
 
A Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais iniciou o cadastro para o curso de mecânica industrial. Realizado em parceria com uma grande indústria do ramo automotivo, as atividades serão voltadas para pessoas com deficiência. Os candidatos devem ter o 2º grau completo e idade mínima de 18 anos. “Serão 30 participantes os aprovados no curso terão possibilidade de concorrer às vagas oferecidas pela indústria”, diz Vilson.
 
As aulas estão programadas para iniciar em agosto e as inscrições seguem até o fechamento da turma. Mais informações no telefone 3283-6800 ou diretamente na Agência que fica na Rua Rui Barbosa, 9244, em frente ao Cemitério Municipal.
TAGS:
Noticias, inclusão, mercado de trabalho para deficientes, inclusão de pessoas com deficiência, reabilitação

Entre em contato conosco

São Paulo

(11) 3042-8535

Rio de Janeiro

(21) 4042-8095

Paraná

(41) 3014-0632